7 Motivos para morar nos EUA

by

Olá meus amores, hoje eu trouxe 7 bons motivos para morar nos Estados Unidos. Esse é um resumo de entrevistas que fiz com imigrantes brasileiros que se mudaram para a Flórida recentemente. Acho que vai te dar uma boa ideia do que eles vieram buscar na América.


1. Segurança

Sem dúvida este é um dos principais motivos que atraem brasileiros para os EUA, o Brasil passa por um momento de violência generalizada e banalizada, com policiais mal remunerados e mal equipados. Nos EUA é exatamente como vemos nos filmes. É impressionante a quantidade de policiais que surgem para atender as ocorrências. Além dos carros identificados, há muitos carros “undercovered” circulando pela cidade e a qualquer chamada, ligam as sirenes e aparecem do nada.
Nos EUA não há duas policias como no Brasil (Civil e Militar), há apenas uma policia que combate os crimes, faz patrulhamento e investiga os casos. O que me chama atenção é que aqui, os crimes pequenos não são ignorados (como o roubo de um celular), eles são investigados com o mesmo rigor de um crime grande, pois as autoridades sabem que se não combaterem este pequeno criminoso, ele se tornará um grande.


2.Educação Pública Gratuita e de “Qualidade”

Acho que este é o segundo motivo que leva os Brasileiros a mudar para os EUA. A educação básica de 12 anos, chamada k-12, é pública e gratuita. Apesar de existirem escolas públicas umas “Melhores” que outras, no geral, todas as escolas públicas têm boas salas de aula, bons equipamentos esportivos e bons professores. Todas as crianças em idade escolar são obrigadas a frequentar a escola e por isso, até o Sistema de Transporte é público e gratuito. Sabe os ônibus escolares amarelos que vemos nos filmes? O Yellow Bus, então, eles são oferecidos pelo Estado.


3. Justiça Tributária

Para mim, este é um dos motivos mais importantes, e que explica o sucesso do modelo econômico americano. Tanto nos EUA, como no Brasil, existem dois tipos de Impostos: O imposto sobre consumo (ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS etc) e o imposto sobre a renda (incide sobre a renda líquida do Indivíduo ou da empresa). Todavia, eles são aplicados de forma muito distintas nos dois países. Um Estudo de 2016, da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, mostra que 62% da arrecadação de impostos brasileiros vem de impostos sobre o consumo – isso é quase o dobro da média mundial 35%, enquanto isso, nos EUA, esse número de é apenas 17%, metade da média mundial. A alta tributação sobre o consumo é cruel porque penaliza quem ganha menos. Quando ao Imposto de Renda, a situação se inverte. Nos EUA, quase 40% dos impostos arrecadados vem de Impostos sobre a Renda e o Patrimônio, que chega a cobrar alíquotas de 37% para os mais ricos e altos impostos sobre doações e grandes fortunas. Já no Brasil, o Imposto de Renda é bem mais generoso, representando menos de 20% do PIB.


4. Contrapartida aos Impostos

De uma forma geral, ninguém gosta de pagar impostos. Seja imposto sobre consumo ou imposto de renda, mas, isso dói menos quando o cidadão vê o dinheiro dos impostos retornando na forma de serviços públicos de qualidade, segurança, educação e obras de infraestrutura. Sem dúvida, nos EUA, temos a percepção que nosso dinheiro está sendo bem aplicado, uma das coisas que chama atenção dos brasileiros são as estradas, ruas e jardins, tudo aqui é grande e bem cuidado, você pode chegar a qualquer lugar usando apenas estradas públicas boas, sem pedágio. E ainda assim, pode usar vias expressas pedagiadas como alternativa para chegar mais rápido.


5. Universalidade das Leis

Um dos motivos que me fez escolher os EUA é que aqui a Lei vale para todos. Tanto a polícia como o Poder Judiciário são bem rigorosos com a aplicação das leis, por isso, é tão comum vermos notícias de celebridades, políticos e governantes sendo presos e condenados como qualquer outro cidadão, até pouco tempo atrás, isso não acontecia no Brasil, talvez isso tenha começado a mudar com a Operação Lava a Jato, vamos torcer para que esse rigor e velocidade na investigação imparcial de crimes passe a ser uma realidade também no Brasil, pois só assim teremos poderemos construir uma sociedade mais justa.


6. Estimulo ao Empreendedorismo

Só descobri esse motivo depois que mudei para os EUA e vi como é fácil as pessoas abrirem empresas e começar a ganhar dinheiro na América. A burocracia é muito simples e bem pensada. Os órgãos públicos trabalham para solucionar suas dívidas e viabilizar seus projetos, diferente do Brasil, onde sempre tive a sensação de que “alguém cria dificuldade pra vender facilidade”, você já sentiu isso? Nos EUA, não existem cartórios, raras vezes é pedido um reconhecimento de firma ou qualquer outro carimbo. A palavra do cidadão tem tanto valor quanto as certidões, mas é claro, isso tem uma explicação, se você mentir ou tentar fraudar o governo ou qualquer pessoa, tenha certeza que a punição vai ser severa e muito rápida, por isso, a grande maioria das pessoas faz a coisa certa.


7. Disponibilidade de Crédito

Este último, na minha opinião é o mais importante de todos os motivos para morar nos EUA, a oferta de crédito, antes de morar aqui, nunca havia refletido como o crédito é tão importante para uma economia saudável. O crédito é o combustível de toda economia, uma vez que ele estimula o consumo – que vai estimular mais investimentos – que gera mais empregos – que gera mais consumo (fechando o ciclo). É impressionante como os Americanos tem acesso fácil ao crédito e os Bancos são vistos como mocinhos e não como bandidos. Aqui ninguém tem medo de tomar empréstimos, porque existe uma estabilidade econômica que gera confiança, é bem fácil qualquer cidadão americano comprar uma boa casa para morar com entrada de 5% e juros de 4% ao ano. A parcela de uma casa de $250 mil dólares, num financiamento de 30 anos, vão custar cerca de U$ 1,200/mês – o que é menos que o aluguel, se o residente tem um bom Score de Crédito, ele pode também comprar um carro com juros de 3-5% a.a. isso quer dizer que um Toyota Corolla completo, por exemplo, de U$ 15,000 terá uma prestação de $250/mês. Essa mesma facilidade se aplicam a tantos outros bens de consumo.

 

 

 

 

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *